Container docker: o que é e quais são suas vantagens?

Quem é da área de TI sabe como ela é dinâmica e traz novas soluções para aprimorar seus processos quase diariamente. O container docker é uma delas. Sua tecnologia oferece varias possibilidades para simplificar o dia a dia das organizações, ao ponto que vários especialistas a consideram uma nova grande revolução.
Mas do que exatamente se trata o container docker? De que formas ele pode causar essa tão esperada nova revolução da qual os especialista comentam? Vamos aprofundar no seu conceito e suas aplicações para entender o que ele oferece de diferente e quais são os benefícios que ele pode oferecer para as empresas.


O que é container docker

Para entendermos exatamente o significado do conceito, precisamos analisar separadamente como funcionam as tecnologias que o compõem: o container e o docker.

Container:

De uma forma simplificada, podemos dizer que um container é um ambiente isolado dentro de um servidor, dividindo um único host de controle. Imagine um trem de carga com diversos conteiners de mercadorias dentro dele. Se em um dos conteiners a mercadoria estragar, isso não vai afetar os outros conteiners, pois cada um deles está isolado e protegido.
O isolamento dos conteiners permite um uso limitado de disco rígido, memória RAM e CPU. Utilizando um tipo de compartilhamento de kernel, eles conseguem poupar muito mais recursos que outros métodos de virtualização como uma VM (Virtual Machine).

Docker:

O docker é uma plataforma Open Source escrita na linguagem de programação desenvolvida no Google, o Go. O docker utiliza o LXC (Linux Containers), um sub-sistema do kernel do Linux, o que permite que ele utilize apenas recursos isolados ao invés de um Sistema Operacional completo, como acontece nos ambientes de virtualização tradicionais.
Assim, uma plataforma container docker reúne partes de softwares de um sistema completo de arquivo, com todos os recursos que a sua execução precisa, criando ambientes mais leves e isolados para rodar os programas.

Container docker nas empresas

As aplicações ERP e CRM utilizadas pelas médias e grandes empresas têm tempo de vida útil reduzido por possuírem um código-fonte monolítico. Assim, com o tempo, elas acabam se tornando ineficientes e não permitem o progresso. A utilização do container docker resolve esse problema.

O container docker divide o aplicativo nos chamados microsserviços, que são componentes menores. Isso possibilita aos desenvolvedores utilizar uma arquitetura que aumenta a eficiência operacional, pois, nesse caso, o código-fonte é destinado para cada componente da aplicação. O container agrupa os componentes em único e leve pacote, que possibilita a execução dos aplicativos com uma performance consistente, seja no ambiente virtual ou físico.

O docker tem se popularizado no mercado por oferecer uma plataforma menor em comparação a Virtual Machines tradicionais e, ao contrário delas, não precisa do Sistema Operacional, o que exige espaço e manutenção.

Vantagens do container docker para empresas

O container docker é uma das principais tendências do mercado nos dias de hoje, sendo utilizado por empresas como Uber, General Eletric, Ebay, Spotify, Pay Pal, entre outras. Entre as suas muitas vantagens, podemos destacar como as principais:

Economia de recursos: os containers são definidos como uma imagem em execução ao invés de serem um ambiente read-only. Nessa imagem é gerado um layer extra que armazena todos os dados de uma determinada operação. A natureza de compartilhamento do disco do container docker permite que seja criada uma pilha de imagens somente leitura, com um amontoado para cada container, economizando nos recursos utilizados.

Maior disponibilidade do sistema: de uma maneira simples, o container docker deixa a máquina mais “leve”, com espaço para executar outros programas. Isso acontece porque o docker compartilha o Sistema Operacional, o que torna os processos mais ágeis.

Compartilhamento: os arquivos podem ser compartilhados entre o container e o host, inclusive utilizando a nuvem para o processo. Isso torna mais fácil a implementação de modificações, permitindo que seja adotada uma gestão mais centralizada. Com isso, o espaço para testes fica mais leve, o que permite, por exemplo, baixar uma solução durante uma reunião.

Facilidade de gerenciamento: o grupo de máquinas físicas ou virtuais onde os containers são executados é chamado de cluster e precisa ser monitorado constantemente. Para isso, foram criadas ferramentas específicas, como o Openshift, que atuam em conjunto com o docker e controlam o equipamento que permite a execução dos containers.

Ambientes similares: a possibilidade de transformar uma aplicação em imagem docker permite que ela seja alocada como container em ambientes diferentes, fazendo com que ela possa ser utilizada tanto no computador do desenvolvedor quanto no servidor da produção, por exemplo.

Aplicação como pacote completo: graças à imagem do docker, o empacotamento da aplicação e das suas dependências é possível, simplificando o processo de distribuição. Assim, o ambiente pode ser alterado de maneira fácil e rápida. Por causa da estrutura de layers, somente a alteração é transferida na realização de updates.

Padronização e replicação: criar e mudar a infraestrutura é muito mais simples com o container docker, pois as imagens do docker são construídas através de arquivos de definição. Assim, o escalonamento da estrutura fica muito mais simples. Isso permite que um novo colaborador da equipe de TI posso integrar e receber o ambiente de trabalho com apenas alguns comandos, por exemplo.

Acesso à comunidade: outra vantagem do container docker é que ele torna possível conseguir modelos de infraestrutura prontos para integrações com alto grau de complexidade através do acesso ao repositórios de imagens docker. É possível usar as imagens do repositório e configurar os parâmetros para que ele se adeque ao ambiente.

Uma tecnologia bastante complexa e cheia de detalhes, o container docker tem aparecido como grande tendência no mercado graças a sua capacidade de executar tarefas com mais agilidade e maior rapidez. Além disso, a economia de recursos gerada pelo container docker o torna uma solução extremamente atrativa para empresas de diversos segmentos.

Se você pretende conhecer mais sobre novas tecnologias que são tendência no mercado atualmente, recomendamos a leitura do nosso e-book “Tendências Estratégicas da Tecnologia para 2018”, que mostra as novidades tecnológicas que estão transformando a área do varejo atualmente.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *