TI na TV: Halt and Catch Fire

Produções que mostram os bastidores de grandes descobertas ou períodos de tempo revolucionários costumam ser bastante reveladoras e apresentar ótimos momentos. Imagine, então, uma que aborda a revolução dos computadores pessoais e o início da internet, situada na década de 80 e no início dos anos 90. Pois essa é a trama de Halt and Catch Fire, série da AMC ainda relativamente desconhecida do grande público, mas que vem conquistando novos fãs a cada temporada.

O nome se refere a um tipo de OpCode não documentado que causa um comportamento anormal na CPU e obriga o usuário a reiniciar a máquina – daí o nome “Halt and Catch Fire” (Parar e Pegar Fogo, em tradução livre).

Sinopse

Em HCF, um executivo estilo visionário chamado Joe MacMillan (Lee Pace) chega em uma empresa eletrônica do Texas com o objetivo nada modesto de revolucionar o ramo da informática. Ele se junta ao engenheiro Gordon Clark (Scoot McNairy) e a programadora prodígio Cameron Howe (Mackenzie Davis) com o objetivo de criar o melhor computador do mercado.

A série é um prato cheio pra quem trabalha ou tem interesse por TI, pois mostra com bastante fidelidade os métodos e problemas que envolvem a área. Para construir o tão sonhado melhor computador do mercado, por exemplo, eles realizam uma engenharia reversa numa máquina da IBM – o que faz com que muita gente acredita que a empresa dos protagonistas seja uma representação da Compaq, que além de ser texana foi a primeira a conseguir clonar o BIOS da IBM legalmente.

A nostalgia oitentista

O que torna a série ainda mais legal é o fato dela se passar numa época em que os computadores pessoais ainda não faziam parte do nosso dia a dia. É divertido reparar em quanta coisa mudou em pouco mais de trinta anos e como e recursos considerados rudimentares hoje em dia eram revolucionários para a época – como na cena em que um incrédulo Joe testemunha o novo computador da Apple saudar os presentes com um “Hello, I’m Macintosh” em alto e bom inglês.

Mas mesmo com tanta coisa positiva, Halt And Catch Fire levou algum tempo pra engrenar. A primeira temporada foi muito criticada por pública e especialistas, que acusaram a emissora de tentar imitar seu último grande sucesso, Mad Men, e se preocupar demais com diálogos e enquadramentos “inusitados” do que na construção e desenvolvimento dos personagens – o executivo Joe McMillan seria apenas uma mistura preguiçosa de Walter White e Don Draper, protagonistas dos maiores sucessos da AMC.

Menos mal que os produtores acusaram o golpe e trabalharam pra reverter a situação. É praticamente um consenso entre quem assiste a série que ela começou a melhorar significativamente a partir da metade da 1ª temporada e chegou no seu ponto mais alto na 4ª, que acabou em outubro e foi a última da série. Mesmo assim, ainda é possível acompanha-la no canal AMC.

Ficha técnica

Halt and Catch Fire
4 temporadas – 40 episódios
Canal: AMC
Avaliação média: 8,3 (baseada na opinião de 20.645 usuários do site IMDB).

Personagens principais:
Joe MacMillan (Lee Pace)
Gordon Clark (Scoot McNairy)
Cameron Howe (Mackenzie Davis)
Donna Clark (Kerry Bishé)

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *