Software personalizado: as vantagens para a sua empresa

Investir num software para a gestão empresarial é algo cada vez mais comum para empresário de diferentes setores. Um bom sistema atua diretamente na otimização dos processos e traz uma série de benefícios, como a redução de custos e o aumento de produtividade.

Visando o custo-benefício, muitos gestores optam pelos softwares genéricos, os chamados “softwares de prateleira”, que são sistemas prontos e não personalizados. Para negócios pequenos e pouco complexos esse tipo de produto pode representar uma boa solução, pois são mais baratos e sua implantação é bastante simples.

Quando falamos de empresas um pouco maiores ou que envolvem uma complexidade maior de processos, porém, o preço baixo dos genéricos já não representa uma grande vantagem, já que o negócio precisa de um sistema mais adequado às suas necessidades pontuais – um software personalizado. E são muitas as vantagens que ele pode levar para a sua empresa.

Custo x benefício

Todo gestor tem uma preocupação justificada sobre os investimentos da empresa e por isso o fator preço é sempre muito importante. Mas nesse caso, a relação custo-benefício muda totalmente.

Investir num software pronto que não vai resolver seus problemas da maneira como deveria e ainda pode criar novas complicações é como jogar dinheiro fora. E você ainda vai acabar tendo que procurar outro sistema e acabar gastando muito mais do que o planejado.

O software personalizado pode ter um custo mais alto, mas ele vai servir especificamente para atender as necessidades da sua empresa. O dinheiro a mais investido é a certeza que você terá de que está pagando pela solução certa para você.

Menor tempo de treinamento

Quando se realiza a implantação de um software, uma das maiores preocupações envolvidas diz respeito a sua operação. Afinal, ele precisa ser usado da maneira correta para que seu desempenho seja o esperado. Muitas empresas falham nesse passo, deixando sua equipe sem o treinamento necessário e assim comprometendo as vantagens que o software deveria oferecer.

Uma das principais vantagens de um software personalizado é a familiaridade de toda a equipe com os processos realizados. Dessa forma, o tempo de treinamento para o domínio completo da operação do sistema é reduzido drasticamente, gerando uma economia preciosa de tempo e de custos.

Flexibilidade para adaptações e evoluções

A facilidade no acesso às informações nos dias de hoje contribuiu pra criar um mercado ainda mais dinâmico, que muda a todo instante. E a sua empresa precisa acompanhar essas mudanças. Mas com um software fechado, isso significa muitas vezes abandonar completamente o sistema antigo e começar todo o processo novamente: pesquisa, reunião com fornecedores, treinamento – e isso sem falar no novo investimento.

O software personalizado tem a vantagem de crescer e se aperfeiçoar junto com você, apenas se adequando a suas novas necessidades. Dessa forma, você não precisa passar pelo processo de encontrar o sistema certo novamente e pode continuar usando um sistema que os seus colaboradores dominam completamente.

Mais segurança

Um software desenvolvido unicamente para a sua empresa possui um banco de dados único em um ambiente dedicado, mesmo que utilize a nuvem. Isso significa que ele não é compartilhado com nenhum outro usuário, solução bastante comum em sistemas já prontos.

No mundo digital em que vivemos hoje, a segurança tem se tornado um ativo cada vez mais valioso. Poder ter a certeza de que seus dados não serão acessados e utilizados por terceiros mal-intencionados é uma vantagem que vale ouro – e um belo diferencial competitivo para a sua empresa.

Economia

Quando você compra um software fechado, precisa encontrar uma solução que ofereça o que você procura. Como é muito difícil encontrar algo que se encaixe exatamente nas suas necessidades, você acaba pagando por uma série de recursos que vai acabar não utilizando. O software personalizado evita esse desperdício e você só paga pelo que usar efetivamente.

O tempo de instalação também é um diferencial, já que sua implantação pode ser realizada em etapas, de acordo com a sua capacidade, necessidade ou até um setor por vez.

Depois de conhecer as principais vantagens do software personalizado, você precisa fazer sua parte: encontrar o fornecedor mais adequado. Faça uma minuciosa pesquisa no mercado, procure por referências e troque opiniões com seus colaboradores. Não esqueça que os resultados de um bom software de gestão começam logo no planejamento.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *