Soluções para Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

A exemplo da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) em breve o Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e) também deverá ser um documento eletrônico obrigatório em todos estados. Mesmo antes do início da obrigatoriedade legal, muitas empresas já estão começando a emitir esse documento de forma eletrônica. A emissão antecipada também está despertando a necessidade da gestão dessas informações nas empresas que não emitem, mas recebem esse tipo de documento eletrônico. 

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é o novo modelo de documento fiscal eletrônico, instituído pelo AJUSTE SINIEF 09/07, de 25 de outubro de 2007, que poderá ser utilizado para substituir: 

– Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8; 

– Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9; 

– Conhecimento Aéreo, modelo 10; 

– Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11; 

– Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27; 

– Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas. 

O CT-e também poderá ser utilizado como documento fiscal eletrônico no transporte dutoviário e, futuramente, nos transportes Multimodais.

Antes do CT-e, o processo de conhecimento de transporte era feito em papel, de forma lenta e burocrática. Agora, os documentos são emitidos e armazenados digitalmente. Essas operações podem ser feitas com dois produtos da Inventti: o CTePACK e o CTePACK Gestão, que oferecem soluções adequadas para pequenas, médias e grandes empresas, de maneira rápida e segura, com um processo moderno.

 CTePACK

 O CTePACK garante agilidade e segurança ao controle da documentação eletrônica da empresa, com atendimento a todas as exigências legais para CT-e, integração total com as Secretarias da Fazenda Estaduais e com os sistemas corporativos (ERP ou TMS). O produto oferece controle completo de envio de lotes, cancelamentos e inutilizações, envio e recebimento dos CTes para clientes e parceiros de negócio (B2B) e ainda a impressão do DACTe (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico). Também disponibiliza um portal Web para acesso dos clientes, fornecedores e transportadores.

Com a utilização do CTePACK a empresa reduz drasticamente o esforço de digitação e conferência de dados.  Além disso, o CTePACK já integra soluções de recepção de notas fiscais eletrônicas, intensificando o relacionamento eletrônico e integração da empresa com seus clientes.

Outro diferencial do CTePACK é o suporte técnico, que acompanha a criticidade do negócio da empresa e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

 CTePACK Gestão

 As empresas que recebem os CT-es deverão receber e validar estes documentos eletrônicos junto à Secretaria da Estadual da Fazenda. Esse processo pode ser feito de forma rápida e segura com o CTePACK Gestão, que oferece uma maneira eficiente de controlar a documentação fiscal da empresa, com possibilidade de integrar as informações de CT-es e NF-es recebidas.

O CTePACK Gestão mantém os CT-es em “quarentena” até que o período de cancelamento seja atingido, assim, a empresa não fica exposta a situações onde há registro de um CT-e autorizado, porém cancelado pelo transportador. O produto também organiza, facilita e acelera a busca de documentos fiscais eletrônicos, durante o período de guarda legal dos documentos ou até por mais tempo se necessário.

 Assista o vídeo sobre CT-e no link: http://migre.me/5c3Ma

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *