Qual a importância do alinhamento entre marketing e vendas?

Cada vez mais a integração vem se tornando uma ferramenta importante dentro das empresas e na relação entre os setores de Marketing e Vendas não é diferente. Isso fica ainda mais claro se considerarmos que os dois departamentos costumam ter uma relação difícil – segundo dados da Hubspot, 87% dos membros dessas equipes se descrevem negativamente quando questionados um sobre o outro.

Quando as diferenças são colocadas de lado e ambos alinham seus procedimentos, os objetivos são alcançados muito mais rapidamente e com mais eficiência. O nome deste conceito é Smarketing.

Sales (vendas) + Marketing = Smarketing

Basicamente, o Smarketing funciona da seguinte forma: enquanto o Marketing faz o trabalho Inbound de atrair e nutrir leads e prepara-los para a conversão, o Vendas emprega seu expertise para concluir a venda.

Com o Smarketing, há uma nova divisão no Funil de Vendas, na qual o Marketing não apenas desperta o interesse, mas faz isso com muito mais qualidade.

O SLA

O SLA – Service Level Agreement é o primeiro passo na implantação do Smarketing. Ele define exatamente quais as responsabilidades de cada equipe, suas metas e o momento em que deve ser feita a transição de um lead do Marketing para Vendas.

É o SLA que mantém todos alinhados pelo mesmo objetivo, além de garantir um foco maior nas atividades e mais eficiência nos processos. Através dele também é possível mesurar resultados com mais clareza, promovendo a melhora constante.

Implantando o Smarketing

Adotar o Smarketing é um processo que leva tempo, pois mexe na cultura organizacional da empresa. Apresentamos quatro passos práticos para a sua implementação:

1. Defina objetivos: estabeleça uma meta em números, seja de crescimento, prospects, leads, etc.
2. Estabeleça Acordos de Nível de Serviço (SLA): isso define as responsabilidades de cada área.
3. Realimente o processo com informações: à medida que o contato com os clientes for acontecendo, colete o máximo de informações possível para definir estratégias.
4. Comunicação aberta: faça reuniões regulares para falar dos sucessos e dos avanços de cada área.

Depois de concluídos os projetos fique atento aos números: eles serão seu principal guia para os ajustes que precisam ser feitos. E se tudo correr dentro do previsto, vão deixar claro que a soma de esforços é sempre a melhor solução.

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