Programador: 5 dicas para começar sua carreira.

Começar uma carreira nem sempre é fácil. A falta de experiência no mercado e em lidar com clientes e empregadores levanta uma série de dúvidas. No caso dos programadores, as dúvidas costumam ser ainda mais comuns, pois a área oferece muitas possibilidades. Para dar uma força a você, preparamos 6 dicas pra ajudar no início da sua carreira.

1. Escolha a linguagem certa

É claro que o ideal é conhecer o maior número de linguagens possíveis, mas convenhamos: ninguém consegue ser excelente em todas. No início, você não vai precisar ser um especialista, mas escolher a linguagem com a qual você pretende trabalhar no futuro é um excelente ponto de partida. Para escolher, pense no que você deseja desenvolver. Se forem jogos de iPhone, estude Swift; sistemas de gestão personalizados, ASP.NET; temas para WordPress, PHP e assim por diante.

2. Estude. Muito

Se você acha que não vai mais precisar estudar depois de sair da escola, está muito, muito enganado. A boa notícia é que desse ponto em diante, seus estudos serão muito mais focados na área do seu interesse. Talvez não seja possível conciliar uma nova faculdade com seus horários de trabalho. Se esse for o caso, uma boa saída é investir em cursos técnicos, que costumam durar menos e ter horários mais flexíveis.

3. Crie um portfólio

Uma das melhores coisas na internet é sua capacidade de organizar e compartilhar seu trabalho. Aproveite essas características e publique tudo que você criar. Mesmo que os programas ainda não tenham um ótimo layout ou apresentem alguns erros, o importante é mostrar o que você consegue fazer. Também é interessante publicar seus códigos em plataformas especializadas. O Github, por exemplo, é excelente para esse fim.

4. Trabalho autônomo

Uma das vantagens da carreira de programador é que você não precisa necessariamente trabalhar numa empresa para exercer a profissão. O trabalho autônomo é muito comum na área e uma excelente forma de começar a se inserir no mercado. Procure por vagas de freelancer e aos poucos vá mostrando seu trabalho.

5. Networking

Como eu qualquer outra área, bons contatos são fundamentais para encontrar boas oportunidades. Faça parte de fóruns online e grupos sobre a área nas redes sociais, troque ideias, tire dúvidas. O importante é participar. Mas lembre-se: porte-se como um profissional. Não perca tempo com discussões sem sentido e trate a todos com respeito. E procure sempre escrever o português corretamente, pois deixa uma ótima impressão.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *