Planejamento Tributário para o sucesso do negócio

Dicas práticas de Planejamento Tributário foram o ponto forte das palestras do evento Planejamento Tributário para 2012 e Obrigações Tributárias Acessórias, realizado no final de janeiro, na ACIB, em Blumenau. O evento foi promovido em parceria pela Inventti e Manhardt Sistemas e teve a presença de cerca de 30 participantes. Os palestrantes foram o Diretor Técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia, e Heriton Rodrigues Arantes, da área de Consultoria/Auditoria da J. Mainhardt.  

O conteúdo das palestras foi aprovado pelos participantes do evento. A Analista de Controladoria da Teclógica, Sheila Rezena, disse que as palestras foram interessantes. “Elas sanaram dúvidas do nosso processo e planejamento tributário, exemplificando na prática como podemos nos planejar. Alguns tópicos apresentados pela J. Mainhardt também nos fizeram refletir para melhorar o nosso planejamento no decorrer deste ano”. Ela também considerou excelente o ponto abordado pelo diretor da Inventti sobre a substituição dos documentos impressos pelos documentos eletrônicos, com aumento do espaço físico das empresas, deixando organizado, padrão e ágil.

O Analista Junior da J. Mainhardt, Vilmar Kampke, que atua de forma terceirizada na contabilidade da Supremo Cimentos, considerou as palestras importantes por apresentarem dicas que logo poderão ser aplicadas na rotina diária. “Como a nossa legislação tributária a cada instante é de uma forma ou outra alterada, precisamos estar nos atualizando constantemente, e palestras como essas contribuem bastante no entendimento da legislação e das ferramentas disponíveis para melhor aplicar essas exigências”, disse.

 Inteligência empresarial

 O palestrante Heriton Rodrigues Arantes explica que muitas mudanças estão ocorrendo e novas obrigações acessórias foram desenvolvidas pelo Fisco, como NF-e,  SPED Contábil, SPED Fiscal, SPED PIS/COFINS e futuramente o SPED Social. “Todas essas obrigações acessórias colocam em xeque a capacidade das empresas em se atualizar e gerir todas essas possibilidades de cruzamentos de informações do fisco e exigem um alto grau de inteligência empresarial para atingirem o sucesso e bons resultados”, destaca.

Segundo ele, o Planejamento Tributário também é importante para garantir um bom desempenho da empresa. “Por meio desse planejamento várias escolhas devem ser adotadas, de maneira que todos as decisões a serem realizadas durante o ano devem ser desenhadas e combinadas com a legislação. Isso se torna ainda mais essencial, se considerarmos o cenário brasileiro atual, onde o planejamento é imprescindível para obter sucesso, ou simplesmente para sobreviver”.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *