Obrigatoriedade do cEAN e cEANTrib na NF-e

A partir de 1º de julho passa a ser obrigatório o preenchimento dos campos cEAN e cEANTrib da Nota Fiscal Eletrônica, quando o produto comercializado possuir código de barras com GTIN (Numeração Global de Item Comercial). O GTIN é o código identificador de qualquer produto que pode conter entre 8 a 14 dígitos, conhecido mais popularmente como código de barras.

O Diretor Técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia, explica que desde a primeira versão da NF-e lançada pela Inventti os clientes já têm esses campos disponíveis nas notas. São dois campos: código de barras do produto e código de barras para fins de tributação. “A partir de 1º de julho as empresas que não preencherem esses dados não terão suas notas rejeitadas, mas poderão estar gerando um passivo tributário por não estarem colocando todas as informações corretas”, salienta.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comentários

  • Luiz Carlos
    Luiz Carlos

    Olá!

    Alguém sabe qual a diferença entre “código de barras” e “codigo de barras para fins de tributação”?

    Obrigado!

  • ADEMIR J NASCIMENTO
    ADEMIR J NASCIMENTO

    produtos que não tem código de barra como proceder na emissão da NF-e?

    • admin
      admin

      Boa tarde Ademir!

      Para maiores informações, por favor, acesse este link, é o manual da GTIN com todas as informações sobre o código de barras. Qualquer dúvida, estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

      http://dc398.4shared.com/doc/lrWoLON_/preview.html

  • admin
    admin

    Boa tarde Luiz!

    Para melhor explicar a diferença entre o campo “código de barras” e “código de barras para fins de tributação” vou exemplificar:

    Eu tenho uma caixa que contém 10 camisas. A caixa tem um código de barras e cada camisa também tem seu código de barras, neste caso o “código de barras” corresponde à caixa (que é o volume), e o “código de barras para fins de tributação” corresponde aos códigos de barras das camisas (que são as unidades que compõem o volume).

    Caso você não tenha compreendido meu exemplo, por favor, entre em contato conosco através do telefone: (47) 3038-7720.

  • RICARDO
    RICARDO

    Sou emissor de NFe, mas meu produto não possue código de barras. OK! Não irei preencher os campos.

    Agora a dúvida: Mas se eu receber um produto com código de barras e for devolvê-lo, deverei preencher os campos cEAN e cEANTrib ?

    • admin
      admin

      Boa tarde Ricardo!

      Sim, sempre que você receber um produto com o código de barras deve informar este código de barras ao devolvê-lo.