O que é certificado digital e quais modelos existem?

 

O Certificado Digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital, tendo validade jurídica e proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente com mais segurança e agilidade. O arquivo traz segurança para proteger as informações trocadas no ambiente virtual com modernidade. Sua tecnologia foi preparada para oferecer autenticidade, confidencialidade e integridades às informações.
O Certificado Digital serve para facilitar a sua vida diminuindo o tempo que era gasto com tarefas presenciais que agora podem ser feitas on-line. Reconhecimento de firmas, entrega de documentos via moto boy e idas ao banco são alguns dos exemplos que podem ser substituídos por transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas.
Conheça os modelos existentes de Certificado Digital:

e-CPF:

O e-CPF é a versão eletrônica do CPF. Esse documento digital garante a autenticidade das transações eletrônicas de pessoas físicas. Ele possibilita assinar contratos, criar procurações eletrônicas e ter acesso ao site da Receita Federal.

 

 

e-CNPJ:

O e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ e garante a integridade e a autenticidade das transações de pessoas jurídicas em meio eletrônico. Com esse documento é possível criar procurações e ter acesso ampliado ao site da Receita Federal, sendo esse documento intransferível e para uso exclusivo do titular. Por condição da Receita Federal do Brasil, o responsável pelo e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa cadastrada junto a Receita. Assim como o e-CPFm o certificado e-CNPJ também pode ser emitido e armazenado nos formatos A1 e A3.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *