Marketing Digital na prática: Traga mais visitas para seu site

07/11/17

Cerca de 20 mil novos sites são criados diariamente. Esse é o tamanho da competição que você enfrenta quando coloca sua home page no ar. Mesmo investindo em um layout atrativo e um bom conteúdo, é preciso um trabalho bem focado para atrair visitantes. É aí que entram as estratégias de Marketing Digital. Vamos mostrar como utilizá-las para aumentar o tráfego do seu site.

 

Tipos de Tráfego

A primeira coisa que você precisa saber é que existem cinco tipos de tráfego: Tráfego Orgânico, Tráfego Pago, Tráfego Direto, Tráfego de Referência e Tráfego Social.  

Cada um deles funciona de uma forma diferente e tem suas estratégias próprias. Você precisa saber bem o tipo de público que pretende chamar para o seu site para definir em quais vai investir com maior e menor intensidade.

 

Tráfego Orgânico

É o tráfego que tem origem nos mecanismos de busca, como Google e Bing.

Características: É extremamente qualificado, pois vem de pessoas que estão procurando especificamente o assunto da sua página. Ao mesmo tempo, apresenta alta concorrência. A posição que seu site aparece na página de resultados tem influência direta no número de acessos.

 

Estratégias:

- Invista em técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento do seu site.

- Utilize palavras-chaves nos seus conteúdos. Algo que seja associado à sua página, mas ao mesmo tempo não seja muito genérico. O Google tem uma ferramenta que ajuda você a escolher as mais adequadas: https://adwords.google.com/KeywordPlanner

- Produza conteúdos originais, de qualidade e bem escritos.

- Utilize links externos (de bons sites) e também internos, de outras áreas da sua página.

 

Tráfego Pago

É gerado pelas mídias pagas, como Google Adwords, anúncios de Instagram, Facebook, Linkedin, etc. É o melhor pra gerar tráfego em curto prazo, indicado para vendas.

 

Estratégias:

- Testar é fundamental: anuncie nos meios que você está mais presente e veja qual dá o melhor retorno.

- Por atuar na fase de decisão da jornada de compra do usuário, funciona bem para vendas. Crie uma Landing Page para aumentar sua taxa de conversão.

 

Tráfego Direto

É aquele gerado sem intermediários, quando a pessoa digita sua URL diretamente no navegador.

 

Estratégias:

- O usuário precisa saber que você existe. É imprescindível investir em publicidade.

- Coloque o endereço do seu site em todos os seus materiais, tanto off quanto on-line: perfis em redes sociais, assinaturas de e-mails, flyers e cartões de visita.

 

Tráfego de Referência

É quando os usuários chegam até seu site através de links postados em outros sites. Por exemplo, se você tem uma padaria e uma página de receitas, ao falar de bolos, bota um link para o seu site. Além de gerar mais visitas, esse tipo de tráfego também contribuiu para aumentar seu valor no posicionamento do Google.

 

Estratégias:

- Faça parcerias com outros sites, blogs e canais de YouTube sobre assuntos que sejam relacionados ao seu negócio. Pode ser na base da troca: você fala deles e eles falam de você.

- Capriche no seu conteúdo para aumentar as chances de ser citado por outras pessoas.

 

Tráfego Social:

É todo o tráfego gerado em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Snapchat, etc. O acesso pode vir diretamente da sua página ou dos conteúdos que você compartilha.

 

Estratégias:

- Tenha uma presença constante nas redes sociais, atualizando sua página regularmente.

- Compartilhe conteúdos sempre que possível, tanto seus quanto materiais de outras fontes que possam interessar seus potenciais clientes.

- Lembre-se: estamos falando de redes sociais. Ser vendedor demais pode afastar as pessoas. Pense em conteúdos relacionados ao seu negócio, mas que sejam atrativos.