Inventti pronta para a Nota Fiscal Eletrônica do Varejo (NFC-e)

A Inventti participou do evento “NFe do Varejo na Prática – a Visão das Empresas Piloto”, realizado esta semana (16/07), na FECOMÉRCIO, em Porto Alegre.  O evento teve a participação de cerca de 100 representantes de entidades ligadas ao mercado varejista e de empresas dos segmentos de gêneros alimentícios, material de construção, revenda de veículos e comércio eletrônico do RS e SC.

Representantes das quatro empresas do projeto piloto (Panvel, Lojas Colombo, Paquetá e Renner) apresentaram cases e destacaram algumas vantagens da NFC-e como: redução de custos, flexibilidade, modernização dos pontos de venda, agilidade, atualização online de informações fiscais, otimização do tempo de atendimento, inovação e menor impacto ao meio ambiente.

A NFC-e foi lançada no RS em maio deste ano para substituir os processos de emissão de cupom fiscal, que exigem a utilização de um equipamento dedicado exclusivamente para este fim. Ao fazer uma compra, o consumidor receberá um Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica resumido (DANFE ou “DANFinho” como os membros do projeto piloto apelidaram o novo documento). O DANFinho, conterá a chave de acesso, pelo qual poderá consultar a NF-e pelo site da Nota Fiscal Eletrônica ou pelo site da Secretaria da Fazenda. A Nota Fiscal Eletrônica é autorizada em tempo real pela SEFAZ, de modo semelhante às transações realizadas por meio das máquinas de cartões de crédito.

Durante a fase inicial do projeto, a emissão da NF-e do varejo será opcional, pois os comerciantes poderão continuar utilizando também o cupom fiscal, que poderá servir como contingência.

Segundo o Diretor Técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia, a Inventti já está apta a operar este novo modelo de documento fiscal eletrônico. “Em breve o próprio vendedor fará o processo de check-out (quando o consumidor paga e depois pega a mercadoria), bastando coletar o CPF e e-mail do comprador, que receberá as informações fiscais por e-mail”, explica.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *