Inventti pesquisa perfil de usuários de sistemas de gestão

Entender melhor o perfil dos pequenos empresários e descobrir como os produtos de gestão podem auxiliar os negócios desse segmento da economia. Este foi o objetivo da pesquisa realizada pela Inventti entre usuários do produto SoftNFe. A Inventti pretende, através da pesquisa, adequar suas soluções, cada vez mais, às necessidades específicas dos clientes. A pesquisa foi distribuída para cerca de cinco mil participantes, entre fevereiro e abril.

“A pesquisa apresenta dados de extrema importância para que a Inventti identifique o perfil dos pequenos empresários e entenda como o sistema de gestão pode ajudar essa empresa de forma correta, e ainda como pode ser o apoio do contador a essa empresa”, afirma o Diretor Técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia.

Os dados coletados na pesquisa da Inventti refletem um cenário semelhante ao apresentado pelo IBGE – CEMPRE, em 2009, que mostra que 86% das empresas têm até 9 funcionários, incluindo cerca de 4 milhões de empresas. Na pesquisa realizada pela Inventti, cerca de 58% têm até 4 funcionários e 19% têm entre 5 e 9. Em relação a área de atuação, 59% delas são do comércio, 23% da indústria e 18% de serviços.

“A pesquisa mostra informações interessantes como o fato de que 95% das empresas têm sua contabilidade feita por um escritório contábil, e quase 70% das empresas ainda não possuem um sistema de gestão empresarial”, salienta Tibério. Os números apontam que 39% fazem a gestão do negócio por meio de planilhas excel e 21% ainda utilizam o controle manual, com anotações em papel.

Segundo a pesquisa, as informações digitais da empresa são armazenadas no computador pessoal por 38% delas e por 27% no escritório de contabilidade. Somente 8% das empresas armazenam seus dados na Internet. “Isso mostra ainda o pouco uso da Computação em Nuvem (Cloud Computing) e a necessidade de explicar melhor ao mercado as vantagens dessa tecnologia”, analisa o Diretor Técnico da Inventti.

Importância dos processos na empresa

A pesquisa elaborada pela Inventti perguntou aos pequenos empresários quais as áreas da empresa que necessitam de mais controle. A resposta de 26% das empresas foi a área Financeira, seguida pela Comercial (17%) e o Estoque (16%).

Também foi questionado o grau de importância de cada processo para a empresa, incluindo por exemplo, pedidos de compra e venda, controle de estoque, ordem de produtção, emissão e recebimento de Notas Fiscais e Notas Fiscais de Serviço, gestão de contas a pagar e a receber, controle de fluxo de caixa.

A emissão de Nota Fiscal de produtos foi considerada um processo indispensável por 50% das empresas e muito importante por 29% dos participantes da pesquisa.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *