Influência da Nota Técnica 2012/02 no NFePACK

As novas implementações do CONFAZ sobre a NF-e determinadas na Nota Técnica 2012/02, publicada em março, trarão ao NFePACK possibilidades de inteira gestão das operações comerciais suportadas pela NF-e.

O Gerente responsável pela área de eDocs da Inventti, Roosevelt dos Santos Júnior, explica que ao receber uma NF-e, o NFePACK poderá confirmar a operação junto a Secretaria da Fazenda, indicando o recebimento da mercadoria. Outra funcionalidade importante é a condição que o NFePACK terá de buscar na SEFAZ as NF-e’s emitidas para um CNPJ, confrontando com as NF-e’s recebidas. “Ao ratificar esse recebimento, é confirmado e dado ciência da operação e, em caso contrário, após um prazo de quarentena, é comunicado automaticamente a SEFAZ o desconhecimento ou a não da realização da operação”, complementa.

Essas novas funcionalidades darão ao destinatário de NF-e’s maior segurança e controle das suas operações. A empresa que utiliza o NFePACK poderá consultar se recebeu os XML’s de todas NF-e’s emitidas contra seus CNPJ’s, o que evita fraudes e mau uso das operações comerciais. Outro ponto importante é que o NFePACK irá informar caso algum destinatário da NF-e alegue desconhecimento da operação. “Ou seja, o NFePACK irá monitorar e informar os eventos das NF-e’s emitidas e recebidas, que podem gerar um passivo fiscal,  devido a má fé ou algum problema na utilização por terceiros”, explica Rafael Mueller, responsável pela Arquitetura de Software da Inventti.

O sistema de gestão já está integrado com o NFePACK, assim o processo de entrada de uma nota fiscal irá disparar todos os novos eventos estipulados pela SEFAZ. Da mesma forma, a devolução da mercadoria também já está integrada com o NFePACK, notificando a SEFAZ da devolução.

Para saber mais sobre Nota Técnica 2012/02 clique aqui.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *