Implantação do imposto na nota tem nova data limite

Penalidades para quem não informar a carga tributária nos documentos fiscais começam somente a partir do início de 2015.

A nova data limite para implantação do imposto na nota fiscal passou a ser dia 31 de dezembro deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Na verdade, a lei, batizada de Lei De Olho no Imposto, já está em vigor desde 10 de junho de 2013, e deveria começar a ser fiscalizada agora em junho deste ano. No entanto, o início das penalidades foi adiado para janeiro de 2015, por meio de uma Medida Provisória publicada em 6 de junho.

O diretor técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia, diz que muitas empresas alegam que não houve tempo para adequar os sistemas e que há um alto grau de dificuldade nisso. Ele ressalta que este problema não ocorre com os clientes da Inventti, pois os sistemas da empresa já estão atualizados com essa exigência da legislação. “Apesar de a lei já estar em vigor desde o ano passado, muitas empresas realmente deixaram para se adaptar na última hora. Por isso, é um grande diferencial nosso sistema já vir pronto com essa informação do valor aproximado do imposto das mercadorias “, finaliza o diretor.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *