Corinthians campeão brasileiro: lições para aplicar na sua empresa.

Ao vencer o Fluminense de virada por 3×1, o Corinthians conquistou o Campeonato Brasileiro de 2017 antecipadamente, tornando-se o maior vencedor do torneio com 7 títulos. Uma equipe desacreditada, que chegou a ser apontada como a quarta força de São Paulo, e surpreendeu a todos. Qual o segredo desse time? E que lições ele pode trazer para a sua gestão empresarial?

 

1. Invista em talento e experiência

O atacante Jô foi o grande destaque do título corintiano e hoje é festejado pela torcida. Mas quando chegou, causou desconfiança. Apesar de ser considerado um goleador acima da média, tendo inclusive disputado uma Copa do Mundo, sua carreira é cheia de altos e baixos, com um histórico de atos de indisciplina.

A mudança veio quando Jô abraçou a religiosidade. Longe das festas e excessos da noite, ele pode se concentrar no que sabia fazer melhor e os resultados apareceram dentro de campo.

Lição: nada supera talento e experiência. É comum ver empresas talentos abrindo mão de funcionários acima da média porque eles possuem alguns problemas em outras áreas. É mais fácil manter um talento do que encontrar um no mercado. O resultado é positivo na grande maioria dos casos.

 

2. Valorize a “prata da casa”

Quando o técnico Oswaldo de Oliveira foi demitido no final de 2016, apenas três meses após ter sido contratado, o Corinthians desistiu de procurar um substituto no mercado e investiu numa solução caseira: promover o auxiliar-técnico do clube, Fábio Carille.

Carille integrava as comissões técnicas do Corinthians há 8 anos, participou das maiores conquistas do clube e já havia assumido como técnico interinamente em uma ocasião, mas por ser um novato e desconhecido do grande público, a solução foi muito criticada. A resposta veio com uma campanha irretocável, por um salário muito menor do que um medalhão consagrado.

Lição: muitas vezes o talento que a empresa está procurando está dentro da própria empresa. Um funcionário da casa, que já conhece a cultura e o dia a dia da empresa, pode ser uma solução muito mais eficiente e barata do que trazer alguém de fora, que corre o risco de não se adaptar e deixar você na mão.

 

3. Saiba delegar funções

Definir, repetir e padronizar. Foi assim que o técnico Fábio Carille definiu sem trabalho com o Corinthians. Para ele, o que fez toda a diferença no campeonato foi a aplicação tática dos jogadores, que consolidaram o modo do time jogar, apontado pelos comentaristas como o grande diferencial da equipe.

Carille soube tirar o melhor de cada jogador por conhecer bem as características de cada um e montar seu esquema de jogo em cima dos seus pontos fortes.

Lição: para tirar o melhor dos seus colaboradores, você precisa conhecer a fundo suas capacidades. Pessoas diferentes tem habilidades diferentes – e isso vale também para dois profissionais que desempenham a mesma função. Utilize indicadores para avaliar seus funcionários e descubra de que maneira eles podem render melhor.

 

4. Seja um líder

Além de uma equipe desacreditada, os três maiores nomes do elenco corintiano eram alvo de muita desconfiança por especialistas e pela torcida: Jô, Cássio e Jadson. Entre os motivos que os ajudaram a encontrar o bom futebol novamente, os três concordam em um ponto: o relacionamento com o técnico Carille.

O “professor conseguiu unir um elenco inseguro, com muitos atletas em baixa, para formar um time campeão. Tudo isso com muita comunicação, humildade e abertura ao diálogo. Como dizem no mundo do futebol, ele “fala a língua dos boleiros”.

Lição: um líder pensa nos seus colaboradores como pessoas. Ele mantém um canal de diálogo aberto, reconhece esforços, está sempre disposto a ajudar e sabe como motivar. Isso cria um ambiente de trabalho favorável, onde todos se sentem bem, e conseguem produzir com mais facilidade para alcançar seus objetivos.

 

5. Tenha foco

Perder a classificação para a Copa Libertadores 2017 foi ruim para o Corinthians, mas permitiu que o clube se focasse totalmente no Campeonato Brasileiro. Enquanto os rivais se dividiam entre a competição continental e a nacional, o Timão elegeu o Brasileirão como a principal conquista do ano e investiu sua força máxima para conquistar o título.

Lição: um planejamento bem feito é o primeiro passo para qualquer conquista significativa. Defina bem suas prioridades e as ações necessárias para atingir seu objetivo.

 

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *