Como organizar uma gestão de projeto prática para equipes de desenvolvimento.

Uma boa equipe de desenvolvimento precisa de uma gestão de projeto bem estruturada para render seu máximo. Para isso, vamos explicar as técnicas básicas e a melhor maneira de coloca-las em prática.

 

Escolha a metodologia adequada

O primeiro passo é escolher a metodologia que mais atende as necessidades do cliente:

Escopo fechado: sem interação com os desenvolvedores e alterações no projeto, é entregue apenas quando está pronto.

Metodologia ágil: o software é desenvolvido em etapas, com grande interação entre desenvolvedores e o cliente, e permite alterações.

 

Conheça sua equipe

Escolha profissionais com talentos diversificados na área de atuação que você precisa, analisando-os além do conhecimento técnico, mas de uma maneira geral (o chamado CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude).

 

Utilize um Software de Gestão de Projetos

A utilização de um software de gestão é extremamente recomendada, pois além de organizar de forma simples as várias etapas do projeto ele permite a análise de riscos e a tomada de decisões em tempo real.

 

Construa uma EAP – Estrutura Analítica de Processos

A EAP transforma o projeto em pequenas tarefas para facilitar seu gerenciamento. Ela é organizada através de ramificações, com as atividades mais gerais no topo e as mais específicas na base.

 

Exemplo de EAP para a Pintura de uma Sala:

Defina o cronograma

O próximo passo é definir a duração de cada uma das tarefas especificadas no EAP. É importante que essa etapa seja feita juntamente com a pessoa escalada para realizar o trabalho. Lembre-se também de considerar possíveis imprevistos na hora de definir as datas de entrega das etapas.

 

Controle de Riscos

Depois de ter estruturado o projeto, faça uma análise dos riscos. Organize uma lista de possíveis fatores de risco que podem ocorrer e como lidar com eles, sempre acompanhando o status de cada um e a probabilidade de eles acontecerem.

 

Encerramento do projeto e feedback

Depois que o projeto for encerrado, é hora de analisar os relatórios. Além dos erros e acertos, leve em conta também tudo que gerou essas situações, para saber quais passos não devem ser repetidos no futuro. Por fim, dê um feedback completo para a equipe, explicando as falhas e enaltecendo os acertos.

 

Sobre a Inventti

A Inventti é empresa catarinense de TI com experiência de cerca de 20 anos de mercado e um total aproximado de 15 mil clientes ativos. É pioneira em Sistemas para Gestão de Documentos Fiscais Eletrônicos. A empresa registrou um crescimento de aproximadamente 25% em 2015 e projeta o mesmo percentual de crescimento para 2016.

 

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