Case Grupo Estrutural

Características do projeto

O Grupo Estrutural foi fundado em 1991 e hoje tem forte atuação no segmento de construção pesada e produção de agregados para construção, como britas, massa asfáltica, concreto usinado, tubos de concreto, blocos cerâmicos e telhas cerâmicas e de concreto. É formado pelas unidades de negócio: Pedreiras Basalto, Construtora Estrutural, Estrutural Artefatos (Tubos de Concreto), Estrutural Concreto (Concreterias), Eurotop (Soluções em Telhas) e Selecta (Soluções em Blocos). A administração central do grupo fica na cidade de São Paulo.

O grupo utiliza como solução de gestão o sistema DATASUL EMS da Totvs, possuindo atualmente 53 estabelecimentos ativos e recebendo um alto volume de documentos fiscais em todos estabelecimentos.

Esses documentos eram recebidos em papel e validados manualmente no portal da SEFAZ. Os XMLs (NF-e e CT-e) recebidos eram arquivados em e-mail, e o processo de verificação da autenticidade destes documentos eletrônicos apresentava falhas em virtude do grande número de estabelecimentos recebedores de mercadorias.

Outro ponto de atenção do projeto era a necessidade de automatizar o processo de recebimento de mercadorias e integração com estoque, fiscal e contas a pagar no sistema de gestão do grupo.

Participação da Inventti

Analisando o cenário do Grupo Estrutural, a Inventti atuou no projeto de integração da entrada dos documentos eletrônicos, realizando automaticamente todo processo de validação e armazenamento para NF-e e CT-e, bem como, integrando a solução de gestão de e-DOCs ao sistema DATASUL.

A implantação dos produtos da Inventti ocorreu em duas etapas. Na primeira etapa foi feita a implantação do NFePACK Gestão, que iniciou em outubro de 2011. Na segunda etapa foi feita a implantação do CTePACK Gestão, iniciada em dezembro de 2011.

As principais áreas do Grupo Estrutural participaram da implantação, que envolveu cerca de 60 funcionários, abrangendo os 53 estabelecimentos do grupo, que hoje é 100% atendido pelas soluções de gestão fiscal eletrônica da Inventti.

Principais resultados

No período em que está usando os produtos da Inventti, o Grupo Estrutural já constatou benefícios em relação ao Fisco e ao processo interno da empresa.

FISCO:

  • Atendimento a todas as exigências legais para NFe.
  • Integração total com as Secretarias da Fazenda Estaduais.
  • Maior confiabilidade dos documentos recebidos.

Processo interno:

  • Integração total com sistema corporativo (ERP).
  • Mudança na cultura da empresa, quanto a tratativa de documentos fiscais.
  • Adequação de todo o processo de recebimentos de mercadorias, com maior segurança  e confiabilidade, maior contato com a carteira de fornecedores.
  • Rapidez na localização dos documentos eletrônicos.

“Podemos destacar como vantagens o maior controle do processo de recebimento de documentos e materiais; agilidade no processo de escrituração fiscal; não ocorrências de duplicidades de documentos fiscais; não recebimento de documentos inidôneos ou documentos cancelados, e ainda o backup e guarda dos arquivos XML com segurança”, afirma a Supervisora Fiscal de Indiretos, Elaine Ribeiro, que está no Grupo Estrutural há 8 anos e é a usuária chave dos sistemas NFePACK Gestão e CTePACK Gestão.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *