Bahia vai adotar a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)

A Bahia é mais um dos Estados que vai adotar a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica. A meta, anunciada pelo secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, é emitir já no próximo semestre a primeira NFC-e em estabelecimento comercial sediado na Bahia.

“O anúncio da Bahia como um dos próximos estados a implantar a NFC-e mostra que há uma perspectiva positiva para que em breve esse documento fiscal eletrônico seja adotado em todo o Brasil”, avalia o diretor técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia.

O superintendente de Administração Tributária da SEFAZ-BA, José Luiz Santos Souza, ressaltou que o modelo está sendo testado em sete estados e constitui mais uma ferramenta do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que já reúne uma série de inovações na Bahia, como a Escrituração Fiscal Digital (EFD), a Escrituração Contábil Digital (ECD), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e a própria Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

A nova nota será muito importante não só para o Fisco estadual, mas também para o próprio contribuinte, ressalta o superintendente. Hoje, o Estado, que reúne cerca de 50 mil contribuintes de ICMS, já emite diariamente 350 mil notas fiscais eletrônicas entre pessoas jurídicas. Com a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, o alcance será muito maior. “Estamos numa fase de implementação da NFC-e no Brasil, e a Bahia se prepara para mais um importante passo na modernização das relações com o contribuinte e o cidadão”.

De acordo com a SEFAZ, a nova tecnologia vai conferir mais agilidade e eficácia à fiscalização, ao lado de outras ferramentas do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que já reúne inovações como a Escrituração Fiscal Digital (EFD), a Escrituração Contábil Digital (ECD), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e a própria Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

 

Fonte: SEFAZ/BA

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *