5 livros essenciais para profissionais de software

Dicas para profissionais que desejam avançar na carreira

O mercado de softwares é extremamente dinâmico, com novas tecnologias e soluções que surgem quase diariamente. Para um profissional, manter-se atualizado e informado sobre os novos rumos da área é muito mais que uma escolha, mas uma obrigação. Isso significa ir além de acompanhar notícias e novidades e ter uma base sólida de referência.

Nesse post, trazemos para você 5 livros que são essenciais para profissionais de software. Eles falam sobre diversos aspectos do ramo, como marketing, liderança e lançamentos de produto. São ótimas dicas para quem deseja se tornar um profissional mais completo e preparado para ir longe na carreira.

1. Engenharia de Software – Uma Abordagem Profissional – de Roger S. Pressman

Já na 8ª edição e completando três décadas na liderança do mercado, esse livro é um dos mais renomados guias sobre engenharia de software. A última edição foi totalmente revisada e atualizada para incluir novos tópicos que falam sobre a engenharia no século XXI e conteúdos auxiliares.

A obra é leitura obrigatória para profissionais envolvidos com o tema, mas também traz lições importantes que podem ser aplicadas em outras especialidades. O autor, Roger S. Pressman, é Ph.D. em engenharia pela University of Connecticut e tem reconhecimento internacional na área de tecnologias em melhoria de processos de software e engenharia de software.

2. Lançamento de Software – Lições Práticas Sobre Construção e Lançamento de Software Aprendidas no DI – de Chris Vander Mey

Com a experiência de quem já foi gerente de produto no Google e gerente de engenharia da Amazon, Chris Vander Mey detalha os desafios e as etapas que um líder de equipe deve realizar para lançar um software com sucesso. O livro se divide em duas partes: na primeira, fala sobre todo o processo de um lançamento com excelência; na segunda, as habilidades que um lançamento com excelência exige.

O livro possui uma linguagem agradável de ler e possui um estilo similar à uma apresentação, com os assuntos a serem abordados divididos em tópicos. Sua leitura é altamente recomendada para líderes de projetos, principalmente com ênfase em métodos ágeis, e demais profissionais que se interessem pelo tema.

3. O verdadeiro valor de TI – de Richard Hunter e George Westerman

Baseado numa pesquisa feita pelos autores com 228 executivos bem-sucedidos de TI e de que modo eles utilizam a TI para construir valor para o negócio. O grande problema, de acordo com eles, é a incapacidade em encontrar e medir esse valor. E a chave para conseguir não tem nada a ver com custo, mas com comunicação. Hunter e Westerman explicam como escapar do que chamam de “armadilhas de valor”, sete arapucas que os gestores armam pra si mesmos e os impede de alcançar o sucesso.

Bastante focado em gestão, o livro é altamente recomendado para gestores de TI, mas há boas lições para profissionais de outras funções, como gerentes de suporte técnico, Help Desk e Service Desk, por exemplo.

4. Padrões de Projeto: Soluções reutilizáveis de software orientado à objetos – de Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides

Um dos livros de programação mais recomendados do mundo, é referência obrigatória em padrões de projeto. Um clássico absoluto da “Gang of Four”, como os autores ficaram conhecidos, que oferece 23 padrões compilados de sistemas já existentes para demonstrar na prática como cada um deles se encaixa no desenvolvimento de software.

É importante destacar que esse é um livro bastante denso e completo, pouco indicado para iniciantes da área. Para programadores plenos e sêniors, no entanto, é uma leitura obrigatória que com certeza vai contribuir para que se tornem profissionais ainda melhores.

5. Vida de Profissional Freelancer – Ferramentas Para Facilitar Seu Trabalho Como Autônomo

Alguns profissionais de software sonham com toda a liberdade que a vida de freelancer oferecer, com mais flexibilidade de horários e trabalho home-office. Para essas pessoas, o livro de Marianne Cantwell vai trazer insights poderosos.

Mas não espere um guia com planilhas e números. A pegada do livro é outra, muito mais focada em despertar a iniciativa do leitor e fazê-lo refletir sobre suas escolhas profissionais. Ainda assim, o texto passa longe da autoajuda e traz exercícios valiosos e exemplos reais inspiradores. Uma escolha menos óbvia para quem está cansado da mesmice.

Agora é só você escolher a dica que melhor se aplica às suas pretensões e começar a estudar. O ideal é nunca parar de estudar e sempre ir atrás de materiais novos. Boa leitura!

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *