5 habilidades fundamentais para profissionais de Software House

Em um mercado cada vez mais exigente como o da tecnologia, as habilidades fundamentais para profissionais de software house são cada vez mais abrangentes, por isso, precisam ser analisadas com cuidado por quem deseja ter uma carreira de sucesso.

Mas se engana quem pensa que essas qualidades se resumem a conhecimentos técnicos. Uma boa carreira na área exige habilidades que vão além de software ou hardware, pede também o domínio de qualidades específicas de ambientes de trabalho e trabalho em equipe. Veja nessa lista quais as habilidades fundamentais para profissionais de software house nos dias de hoje:

1. Iniciativa e pró-atividade

Duas qualidades até certo ponto bastante básicas estão entre as mais exigidas atualmente entre as habilidades fundamentais para profissionais de software house. Isso porque elas significam envolvimento no negócio e permitem que eventuais problemas sejam identificados e resolvidos com mais facilidade.

O profissional precisa estar atento ao que acontece ao seu redor, para perceber como funcionam seus processos e em que partes podem ser melhorados sem que necessariamente sejam solicitados. Isso mostra preocupação com o negócio e ajuda a criar ótimas oportunidades dentro da empresa.


2. Empreendedorismo

Empreender está na moda. É cada vez maior o número de pessoas deixando seus empregos para abrir um negócio próprio. Por consequência, o assunto está mais presente em reportagens, conversas e até em programas de televisão. Isso traz um entendimento maior sobre administração como um todo e exige de profissionais uma nova abordagem no sentido de prestação de serviço.

Em termos de TI e das habilidades fundamentais para profissionais de software house, possuir a mente empreendedora permite que o profissional valorize a perspectiva do cliente e da própria empresa onde trabalho no seu dia a dia. O resultado é um trabalho mais personalizado, mais alinhado com o que o cliente precisa e com o que a empresa espera do profissional.

3. Gestão de Projetos

Das habilidades fundamentais para profissionais de software house, essa é uma das mais importantes. O novo profissional de tecnologia não pode se limitar a ser um mero executor de tarefas, por mais talentoso que seja. É essencial que você se familiarize com os conceitos e práticas do gerenciamento de projetos.

Essa abordagem mais completa permite ao profissional ter uma ideia melhor do seu papel e importância na companhia, o que contribui para aumentar sua produtividade. Além disso, você fica mais preparado e apto para avançar na carreira e assumir o cargo de líder de equipe ou gestor.

4. Soft skills

Um bom profissional não é apenas aquele que sabe tudo do assunto, é também a pessoa fácil de trabalhar, que contribui com o ambiente como um todo. Por isso, quando falamos de habilidades fundamentais para profissionais de software house, precisamos citar os soft skills.

Soft skills são as habilidades sociais e comportamentais da pessoa e abrangem diversas características, como:

Comunicação: no sentido de soft skill, a comunicação é avisa sobre problemas com antecedência, vai atrás de informações para a realização dos trabalhos e deixa seu trabalho devidamente registrado, para que possa ser continuado por outra pessoa.

Pensamento crítico: a capacidade de analisar e questionar as ações e, com base nisso, tomar as melhores decisões para a realização do trabalho.

Trabalho em equipe: facilidade em lidar com diferentes pontos de vista, compartilhar opiniões e encontrar soluções trabalhando com outras pessoas.

5. Conhecimento do mercado

Todo o profissional está inserido em um mercado e precisa ter bastante consciência disso. Manter-se atualizado não é apenas acompanhar os últimos lançamentos e tendências do setor, mas também prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor, no perfil das empresas, no seu desempenho e nas oportunidades que elas oferecem.

Ao considerarmos a realidade do mercado da tecnologia nos dias de hoje, essa é com certeza uma das habilidades fundamentais para profissionais de software house. Isso porque o meio está cada vez mais competitivo e conhecendo-o em detalhes você tem uma ótima vantagem competitiva.

Realize cursos, participe de palestras e, mais importante, invista no seu networking. Troque muitas ideias com outros profissionais e esteja atento à movimentação das principais empresas. Assuma uma postura de protagonista do seu meio. Isso trará benefícios tanto para o seu dia a dia como funcionário quanto para o dia em que decidir abrir um negócio próprio.

Como você pode ver, quando falamos das habilidades fundamentais para profissionais de software house nos dias de hoje, as características comportamentais ganham mais destaque. Isso porque os diferenciais são cada vez mais importantes em mercados muito concorridos. Então não corra o risco de ficar para trás e comece já a desenvolver suas características.


Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *