5 documentários de TI que todo profissional deveria assistir

Nos últimos anos, o mercado do entretenimento descobriu o valor da área da tecnologia em séries e filmes. Mas os documentários de TI também têm muito a oferecer, principalmente para profissionais da área. Seja contando histórias de grandes nomes da história, explorando temas obscuros ou falando de assuntos pouco abordados, esses filmes são um prato cheio para pessoas curiosas e com sede de aprendizado.
Para você que é profissional da área, preparamos uma lista com 5 documentários de TI que você deveria assistir. Nosso objetivo foi o de abrir horizontes e mostrar histórias que podem contribuir para o crescimento da sua carreira. Por isso, trata-se de uma seleção bem eclética. Então relaxe, prepare a pipoca e aproveite.

1. Silicon Cowboys

Começamos nossa lista de documentários de TI com a trajetória de uma grande empresa. As histórias de Bill Gates e Steve Jobs são bastante conhecidas e já renderam vários (e bons) filmes. Essa, que conta como os três amigos Rod Canion, Bill Murto e Jim Harris decidiram largar os empregos para fundar a Compaq é um pouco mais desconhecida do grande público, mas tem um valor didático quase tão importante quanto.

Numa época em que praticamente todo mundo tem o sonho de lançar uma startup revolucionária e faturar milhões, é interessante ver como as coisas funcionavam há quase 40 anos, quando as oportunidades era muito mais escassas e tirar um gigante do ramo para a briga era uma ideia muito pouco recomendável.

O documentário mostra com detalhes algumas das principais inovações e decisões de negócios da Compaq e como elas contribuíram para desbancar a IBM e tornar a empresa a maior fabricante de computadores pessoais do mundo. E mais do que isso, como ter uma ideia e acreditar nela pode ser o segredo do seu sucesso. Veja nossa lista de documentários de TI até o fim para ver outra dica que complementa essa.


2. Codegirl

As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço em mercados até então considerados predominantemente masculinos. E o da computação é um deles. Por isso, esse filme da nossa lista de documentários de TI talvez seja o mais importante em termos sociais e de retratação da realidade.

A obra mostra a trajetória de diversas jovens garotas que cursam o Ensino Médio ao redor do mundo. O que elas têm em comum? Todas são participantes de uma competição de programação para criar um aplicativo que ajude a resolver algum problema de suas comunidades em três meses.

O filme é uma amostra curiosa e honesta sobre as dificuldades de ser uma mulher no ambiente da programação. O mais interessante nessa jornada é notar os pontos de semelhança e diferença que os grupos das meninas têm com os de rapazes. E no final, fica a constatação: precisamos – e podemos – ser mais tolerantes.

3. O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz

Continuando nossa lista de documentários de TI, um filme polêmico. É possível que você seja um profissional de tecnologia e não esteja familiarizado com o nome Aaron Swartz, mas não é possível que você não conheça alguns dos projetos que ele participou, como a definição do padrão RSS e o site Reddit.

O filme não serve apenas como uma homenagem ou uma biogarfia de Aaron, mas promove uma reflexão sobre a internet, as informações que ela oferece para seus usuários e exatamente quem tem controle sobre ela. Aaron era, antes de tudo, um defensor do direito ao livre acesso à informação, o que de certa forma acabou causando seu trágico fim: depois de baixar ilegalmente dados de uma base de artigos científico, ele foi processado pelo MIT e acusado de várias irregularidades pelo governo americano, o que poderia acarretar em uma pena de 35 anos de reclusão e uma multa de mais de 1 milhão de dólares. Isso mudou a vida de Aaron Swartz completamente. Sem dúvida um dos filmes mais perturbadores da nossa lista de documentários de TI.

O filme utilizou a plataforma de financiamento coletivo Kickstarter para ser realizado e conta com depoimentos de grandes personalidades do mundo digital, como Tim Berners-Lee, o “pai” da internet.

4. Terms and Conditions May Apply

Assunto cada vez mais importante no mundo atual, a segurança dos documentos e da nossa própria identidade on-line é tema do nosso quarto filme da lista de documentários de TI. Terms and Conditions… mostra quais as técnicas usadas atualmente pelas empresas para obter e controlar as informações dos usuários, os interesses econômicos e políticos que motivam essas atividades e, mais importante, como nós temos pouca ou nenhuma consciência do que exatamente estamos abrindo mão e de como fazer isso parar.

O filme serve como um exercício profundo de reflexão sobre o futuro da segurança digital e o impacto que isso vai trazer ao nosso dia a dia. Para profissionais da área, é uma ótima oportunidade de vislumbrar novos caminhos e soluções para problemas que certamente todos enfrentaremos num futuro não muito próximo. Um dos filmes mais relevantes da nossa lista de documentários de TI.

5. The Startup Kids

Para fechar nossa lista de documentários de TI, um que fala diretamente sobre a onda de startups e os detalhes de seu surgimento, da ideia inicial à aplicação. The Startup Kids mostra entrevistas com fundadores do Vimeo, Dropbox, Soundclound e outras empresas de sucesso para mostrar a realidade de um jovem empreendedor nos dias de hoje.

Com bastante didatismo, o filme mostra as principais razões que levam as pessoas a largarem seus empregos para lançar um negócio próprio e dá dicas de como melhorar suas chances de alcançar o sucesso. É possível tirar várias conclusões das entrevistas, mas praticamente todas têm um ponto em comum: antes de acertar, todo jovem empreendedor passou pela experiência de errar.

E assim encerramos nossa lista de documentários de TI. Como você pode ver, procuramos explorar o assunto ao máximo, com diferentes abordagens do ramo da tecnologia, para que você seja um profissional mais completo e encare seus desafios sempre com a mente aberta.



Posts Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *